Entenda a história que deu origem a São Paulo Oktoberfest, maior evento da cultura alemã do sudeste brasileiro

Foi no ano de 1810 que o rei bávaro Ludwig I celebrou o seu casamento com a princesa Theresa de Sachesen-Hildburghausen onde convidou todos os moradores da cidade de Munique para prestigiar o momento. A cerimônia de casamento foi realizada na capela do tribunal da residência, seguida de uma grande festa pública na noite seguinte. E a festividade não acabou por aí, as celebrações continuaram por cinco dias após o casamento em 12 de outubro.

Todos os residentes de Munique foram alimentados ao ar livre no centro da cidade. Foram distribuídos 32.065 pãezinhos, 3.992 libras de queijo suíço, 80 quilos de carneiro assado, 8.120 linguiças cervelat e 13.300 pares de linguiças defumadas. Também foram oferecidos 232 hectolitros de cerveja e quatro hectolitros de vinho branco austríaco. Ao todo, 150 músicos tocaram no baile e dois teatros folclóricos abriram suas portas para apresentações gratuitas. Até mesmo os prisioneiros de Munique puderam comemorar no dia anterior, a comunidade israelita financiou uma refeição para eles.

O encerramento da cerimônia na época e ponto alto do evento foi marcado pelas corridas de cavalos e a presença da família real da Baviera.

Com o sucesso, foi realizada uma nova festa em Outubro do ano seguinte, começando assim uma tradição. O evento aconteceu em um parque que foi batizado como Theresienwiese, em homenagem à noiva e, desde então, o festival de cerveja, nomeado como Oktoberfest (Oktober – Outubro/Festa – Festa), é celebrado no mesmo local. 

A festa de Munique recebe anualmente cerca de seis milhões de visitantes. Aos poucos, com a emigração dos alemães para outros países, a festa popular da Alemanha se espalhou pelo planeta. No Brasil, o evento chegou em 1978, em Itapiranga, SC, espalhando por diversos outros territórios brasileiros. 

Em 2017, o empresário Walter Cavalheiro, através de uma ampla rede de relacionamento e mais de 20 anos atendendo empresas alemãs no Brasil, além de ser apaixonado pela cultura dos europeus, decidiu transformar a festa alemã em uma festividade paulistana, surgindo então a São Paulo Oktoberfest. 

O primeiro evento aconteceu no Sambódromo do Anhembi com o apoio da Prefeitura de São Paulo e de muitos outros patrocinadores. No ano seguinte, pelo sucesso do ano anterior, a São Paulo Oktoberfest ganhou ainda mais o público que aproveitou para desfrutar de uma experiência cervejeira com a variedade de produtos.

Na sua terceira edição, a São Paulo Oktoberfest mudou de lugar, estreando no Jockey Club de São Paulo. Desde 2022, o evento que celebra a união Brasil/Alemanha, acontece no Complexo Ginásio Ibirapuera, na Rua Manoel da Nóbrega, 1361 — Paraíso. 

Em 2023, ela ocorrerá do dia 6 a 22 de outubro, com cerca de 48 atrações já confirmadas.  Além do festival de cerveja, a Oktoberfest também é uma feira de produtos e diversões.